quarta-feira, 3 de setembro de 2008

QUO VADIS?


Levar a reflexão filosófica, o pensamento livre e assumido racionalmente para níveis de ensino, onde a filosofia se encontra habitualmente dessarredada, é uma aposta da escola, uma aposta que queremos ganhar e os professores envolvidos tudo farão para não desmerecer a confiança depositada neste projecto.
Iremos tentar fazer um trabalho profícuo com os alunos, tentando conciliar a metodologia da filosofia para crianças com a metodologia de trabalho de área de projecto.
Um instrumento de trabalho com os alunos do 7º ano, entre inúmeros outros, será o presente blog que pretendemos ser um veículo de intercâmbio não só com os alunos mas também com a restante comunidade escolar.
Aproveitaremos igualmente este espaço para divulgar as actividades desenvolvidas, bem como os diversos trabalhos realizados pelos alunos.
Uma vida reflectida é uma vida que merece ser vivida e uma vida com sentido é uma vida que eleva o pensamento. Elevarmo-nos ao nível do pensamento, aprendermos a reflectir sobre a vida é o caminho essencial para uma acção mais responsável.

2 comentários:

Anónimo disse...

«O espírito humano não é como um vaso que se enche, mas antes semelhante a uma matéria combustível que pode ser inflamada por uma centelha (...)».«(...) O que interessa despertar é a sua própria originalidade, assim como o seu próprio desejo de pensar e de descobrir a verdade». Thomas Koninck in «A nova ignorância e o problema da cultura».
Parabéns pela ideia, portanto.

Hermes disse...

Obrigado Antuérpia pelas palavras e pela visita.
António Paulo