sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O QUE É A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS? ii


O contexto do mundo actual impõe um grande desafio aos educadores: a formação de pessoas com as habilidades necessárias para transformar informação em conhecimento e conhecimento em acções consequentes. A velocidade com que são produzidas e repassadas as informações exigem uma forma mais elaborada de apreensão, possibilitando, assim, relacioná-las e delas extrair tudo aquilo que está implícito. Além disso, os indivíduos desta sociedade em rápida transformação terão êxito e serão actuantes na medida em que conseguirem interagir autonomamente com o meio em que vivem. Neste sentido, uma vez mais, a Educação tem papel de destaque na formação deste novo indivíduo. A simples transmissão de informações produzidas ao longo da história já não basta. Cabe à Educação, agora, dar os instrumentos necessários para que, a partir do que já foi construído, as pessoas possam elaborar novos conhecimentos, desenvolver o seu potencial criativo, enfrentar novos desafios, relacionar as informações e tirar as suas próprias conclusões. Diante desse panorama, o programa Filosofia para Crianças salienta a necessidade de se aprender a pensar melhor e a pensar por si mesmo. Experiências já realizadas em Portugal e noutros países têm mostrado que as crianças e adolescentes que estão expostos a esse Programa desenvolvem maior autonomia de pensamento, uma percepção ética mais aguçada, autocorreção, respeito por pensamentos diferentes do seu, respeito pela opinião de outras pessoas, capacidade de dar boas razões para seus argumentos, entre outras habilidades.
A Filosofia para Crianças (FpC) é um programa de desenvolvimento do raciocínio que proporciona através da prática do diálogo, o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social, das crianças e dos jovens, nomeadamente a nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, falar e o agir.
Em simultâneo, a FpC é também um instrumento para o desenvolvimento de disposições e atitudes conducentes a uma melhor inserção social das crianças e jovens, futuros cidadãos de uma sociedade democrática, num mundo em rápida mutação, em que a globalização coloca novos desafios.

2 comentários:

Unknown disse...

POr favor, descrever a fonte desse texto!!!
Site do Centro Brasileiro de Filosofia com Crianças
www.cbfc.org.br

Hermes disse...

O texto faz parte do projecto "Filosofia para Crianças" que apresentámos na nossa escola.
Para a elaboração do projecto fomos pesquisando aqui e ali e saiu este texto. Se clicar na etiqueta "projecto" aparecerão todos os textos que fazem parte do nosso projecto.
Os outros documentos são materiais que vamos usando nas aulas.
Obrigado pela sua visita.