sábado, 6 de setembro de 2008

Qual a importância da metodologia?


Face aos desafios que no mundo actual se colocam às diferentes sociedades, a qualidade do ensino, mais do que nunca, reveste-se de importância capital. A FpC, ao incentivar a capacidade crítica e criativa e a responsabilidade e dinamismo e honestidade intelectual dos indivíduos é uma das respostas a esse desafio.
A constatação do professor Matthew Lipman, criador do programa de FpC, de que uma criança tem muito a aprender com os adultos, tal como os adultos aprendem muito com as crianças, acentua o carácter de disponibilidade intelectual e de abertura que é preciso ter por parte de quem quer fazer filosofia com crianças e jovens desde o Pré-escolar até ao fim do Secundário, sem esbater a sua responsabilidade pedagógica e científica. Lipman criou-o ao desenvolver histórias. Criou as histórias partindo de um diálogo entre crianças com temas que se relacionam com as matérias que aprendem na escola, como natureza, valores éticos, estéticos, linguagem. Lipman fê-lo porque se apercebeu que as crianças, quando jovens, chegavam à faculdade sem saber pensar com coerência e achou que alguma coisa falhava nos anos anteriores.Este programa acentua ainda a vertente da educação entendida como uma tarefa conjunta e activa: ao dar voz às crianças e jovens, de uma forma simultaneamente responsável e lúdica, a FpC torna-os participantes activos na própria educação e assegura a autonomia e rigor do pensamento, o aumento de criatividade e a capacidade de pensar criticamente, que se vão ganhando e que não ocorrem separados da realidade.

Sem comentários: