domingo, 7 de setembro de 2008

Porque hão-de as crianças e jovens fazer filosofia?


Até agora, tem havido um certo preconceito em relação à filosofia. É frequente pensar que a filosofia é algo de complexo e só um adolescente, que adquiriu já algumas capacidades intelectuais, pode iniciar o seu estudo. Segundo Piaget, só na posse do pensamento abstracto (que surge por volta dos 14/15 anos) o adolescente tem as ferramentas indispensáveis para a abordagem dos conteúdos filosóficos. Contudo isto não tem que corresponder necessariamente à verdade. Não é necessário fazer uma abordagem complexa, abstracta dos problemas, ideias e argumentos da filosofia. A criança tem uma visão crítica e indagadora do mundo. Se lhes fornecermos narrativas sugestivas e estabelecermos um diálogo profícuo, as crianças propõem perguntas e às vezes soluções filosóficas que foram as mesmas questões e propostas tratadas por grandes filósofos da história. Com esta forma reflexiva de pensar estamos a fornecer-lhes instrumentos lógicos do pensamento e uma atitude crítica e criativa face ao mundo, necessária e mesmo exigente nos dias de hoje.

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