segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O que são o bem e o mal? - O que farias se fosses invisível?


Uma aula da professora Gertrudes

Uma vez por período, os alunos da aula da professora Gertrudes fazem uma experiência: ficar invisíveis.
A professora Gertrudes, além de ser uma boa professora, também tinha o dom da magia. Fazia uns truques de magia para alegria dos seus alunos e tristeza daqueles que tinham o azar de não ficarem na turma da professora Gertrudes. Conseguia tirar coelhos de uma cartola, serrar uma pessoa ao meio e voltar a colá-la como se nada tivesse acontecido e tinha também a capacidade de tornar os seus alunos invisíveis durante um dia inteiro.
Para esse “dia invisível” a professora Gertrudes não dava qualquer instrução. Cada um era livre de fazer o que quisesse.
Ao longo de todo o período, os alunos esperam ansiosamente por este dia e desde cedo fazem planos sobre o que irão fazer no “dia invisível”.
No dia seguinte ao “dia invisível” a professora Gertrudes pergunta aos seus alunos o que fizeram, e todos tentam partilhar as aventuras que viveram nesse famoso dia. Hoje é um desses dias.
- Eu fui duas vezes ao cinema de graça; à saída gamei uns bolos na pastelaria. Depois hesitei entre ir ao cofre do banco que fica na esquina da rua da escola e ir espiar a minha irmã mais velha no quarto dela. Decidi espiar a minha irmã. Ela nunca me deixa entrar no seu quarto. Diz que quer ter a sua privacidade. Finalmente segui o meu pai até ao seu trabalho – diz a Madalena.
- O que fizeste tu Guilherme? – pergunta a professora Gertrudes.
- Não quero dizer o que fiz – responde atrapalhado o Guilherme.
- Eu quero dizer – pede o Armando. Eu diverti-me porque li todas as sms’s que a namorada do meu irmão enviou para o seu telemóvel. Depois fui à casa do Gonçalo jogar com a Playstation que nunca me empresta; aproveitei também para trazer um jogo fixe para PC em que se dão muitos tiros e matam-se muitas pessoas
- E tu Manuela, que fizeste? – pergunta a professora.
- Como a minha mãe não me deixa comer muitos doces, eu aproveitei esse dia para comer o gelado inteiro que estava no frigorífico. Comi também muito chocolate e duas grandes fatias de bolo. Estive acordada até tarde a ouvir música e a ver televisão. Os meus pais nunca saberão - responde a Manuela.
- Agora quero – pediu a professora Gertrudes – que pensemos sobre o que fizeram. Fizeram coisas boas ou coisas más? O que fizeram é certo ou errado?Vamos ajudar a professora Gertrudes e os seus alunos.

Adaptado de Brigitte Labbé e Michel Puech, O Bem e o Mal, Terramar

Sem comentários: