sábado, 13 de setembro de 2008

MAIS FILOSOFIA PARA CRIANÇAS


A filosofia ajuda-nos a evitar a barreira do “é assim porque sim”.
Nada é óbvio. Podemos sempre contradizer , dizer outras coisas, por vezes opostas.
Contudo os portugueses entendem a contra-argumentação como uma ofensa, uma crítica, uma agressão. Não há uma cultura de debate em Portugal.
Por isso a filosofia pode dar importantes contributos a uma área de interesse transversal do currículo: o pensamento crítico.O papel do professor na sala de aula é mais facilitar a discussão do que apresentar didacticamente ideias filosóficas. As histórias são um estímulo para as crianças formularem as suas próprias questões e ideias. Tipicamente, os estudantes lêem em voz alta alguns parágrafos da história. Depois sugerem ideias estimuladas pela leitura que achariam interessante discutir em conjunto. Depois apresentam-se actividades e exercícios que podem ajudar os estudantes a progredir na investigação. O objectivo do professor deverá ser o de apoiar a "comunidade de investigação" em que os estudantes iniciam, tanto quanto possível, a discussão e a troca de ideias uns com os outros em vez de simplesmente responderem às iniciativas do professor. Uma discussão robusta levará os estudantes não apenas a afirmarem as suas ideias mas a sustentá-las com razões e a responder às semelhanças e diferenças entre as suas ideias e as dos seus colegas. O objectivo desta "comunidade de investigação" é criar uma noção de respeito pelas ideias dos outros e também pelas suas próprias ideias.

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