domingo, 26 de outubro de 2008

O que são o bem e o mal? - O que está bem, o que está mal?


EXERCÍCIOS
A realidade é composta por factos e valores.
O que será um facto? Um facto é um acontecimento, um objecto ou uma pessoa que existem independentemente das nossas opiniões acerca deles. Por exemplo, é um facto que Lisboa é a capital de Portugal, é um facto que vocês estão a ter uma aula de filosofa para crianças.
Aparentemente os factos distinguem-se dos valores. O que são valores?
Os valores são características que nós julgamos que as coisas, acontecimentos ou pessoas têm. Os valores são muito importantes porque são eles que orientam a nossa vida e influenciam as nossas decisões, são eles que determinam o que pensamos acerca do que é melhor ou pior. Se gostamos de chocolate (e aqui estamos a expressar um valor) então quando vamos a um café ou mercearia compramos um chocolate e não um bolo.
Nós podemos tanto falar de factos como de valores. Os factos e os valore s são expressos pela linguagem. Nós podemos expressar frases que enunciem factos e frases que enunciem valores.
Às primeiras chamamos juízos de facto e às segundas juízos de valor. Podemos tomar aqui a palavra juízo como sinónimo de frase.
A frase “O João tem 1,90m de altura” expressa um facto. A frase “O João é boa pessoa” expressa um valor.

1- Das frases seguintes diz quais são juízos de facto e quais são juízos de valor.
a) Nalguns estados dos EUA existe a pena de morte. ______________
b) A pena de morte é injusta. _________________
c) O aborto é imoral. ________________
d) Há marcianos. _____________

Uma das características dos juízos de facto é que eles têm valor de verdade. Ter valor de verdade significa que essas frases ou são verdadeiras ou falsas. A frase “O João tem 1,90m de altura” é um juízo de facto porque esta frase ou é verdadeira ou falsa. Se o João realmente 1,90m de altura é verdadeira, se não tiver 1,90m é falsa. Mas um juízo de facto falso não deixa de ter um valor de verdade e não deixa de expressar um facto, ainda que falso.
E o que acontece com os juízos de valor. Eles têm também valor de verdade?, isto é, são também verdadeiros ou falsos? Por exemplo, a frase “O João é boa pessoa” tem valor de verdade? Todos nós sabemos o que é ter 1,90m de altura, ninguém discorda acerca disso, Mas relativamente ao carácter das pessoas, todos estaremos de acordo? O que significa ser boa pessoa?
Há filósofos que afirmam que os juízos de valor não têm valor de verdade, enquanto outros, apesar de tudo afirmam que o têm ainda que de uma maneira diferente dos juízos de facto.
Há filósofos que afirmam que os juízos de valor têm valor de verdade. Que as afirmações acerca do bem e do mal têm valor de verdade, contudo o seu valor de verdade depende dos sujeitos que as fazem. Assim, dizer que o aborto é certo é dizer que quem afirma isso aprova o aborto, ou dizer que o aborto é errado, significa apenas dizer que quem afirma isso desaprova o aborto. Estes filósofos defendem aquilo que em filosofia se chama de subjectivismo moral.
Em consequência teríamos que aceitar que há tanta verdade no juízo “o aborto é correcto” como no juízo “o aborto é errado”.
É uma teoria aparentemente atractiva. Por exemplo se eu digo que a música Dialectos de Ternura dos Da Weasel é fixe e se alguém discordar de mim e afirmar que os Nocturnos de Chopin é que são fixes, nós afirmamos que ambos têm razão, porque um gosta dos Da Weasel e outro de Chopin e gostos, costumamos afirmar, não de discutem.
Mas se calhar já não temos a mesma atitude se alguém afirmar que matar uma pessoa inocente é errado e outra afirmar que matar uma pessoa inocente é certo.

2- Se alguém afirma que pode maltratar a sua mulher porque está casado com ela e que ninguém tem nada a ver com isso (“entre marido e mulher não metas a colher”), um filósofo subjectivista aceita esta posição? Porquê? E tu?

Há outros filósofos que afirmam igualmente que os juízos de valor tem valor de verdade, que as afirmações acerca do bem e do mal têm valor de verdade, contudo o seu valor de verdade depende da cultura da sociedade em que estão inseridos. Se a maioria das pessoas de uma sociedade considerar que apedrejar uma mulher adúltera até à morte é correcto, para essa sociedade isso é correcto.
É uma teoria também aparentemente atractiva pois parece defender que deve haver uma tolerância entre os povos e que devemos aceitar as diferentes maneiras de ser e de pensar. Por exemplo, se nos cumprimentarmos uns aos outros apertando as mãos ou dando um beijo na face, isto não é mais verdadeiro nem mais falso do que se nos cumprimentarmos uns aos outros esfregando os narizes, como fazem os esquimós. E por isso, ainda que não o façamos desse modo, aceitamos o modo como os indivíduos de outras culturas se cumprimenta.
Mas se calhar já não achamos correcto que haja comunidades que imponham a circuncisão às suas crianças e jovens.

3- Avalia as seguintes afirmações:
a) O Joãozinho (que é uma criança) disse: “Todas as crianças são mentirosas”.
b) “Não há verdades absolutas (aceites por todos), todas as verdades são relativas (dependem ou do sujeito ou da cultura).

4- Faz um pequeno texto acerca do problema: o que é bem e o que é mal?

Sem comentários: