quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MINI-FILOSOFIA


Já se começa a filosofar no 7º ano.

A MORTE
A morte de uma pessoa é comum em todo o mundo, mas acho que nunca iremos acostumarmo-nos a isso. A morte do meu vizinho fez-me lembrar o falecimento recente do meu avô. Foi difícil. Por isso sei mais ou menos como as pessoas, que perdem uma pessoa querida, sentem. Penso muito nisso e agradeço pela minha vida, saudável e viva num mundo tão difícil.

A POBREZA
Hoje estive a ver uma reportagem sobre a pobreza que está a afectar muitos países. A situação dos países pobres está a piorar a cada dia. Fico a imaginar quantas pessoas morrem por dia de fome, enquanto algumas reclamam que não gostam disto ou daquilo.
Já passaram várias reportagens sobre a pobreza e as suas consequências, para que alguns percebam este problema e ajudem de alguma forma para diminuir as dificuldades das pessoas. Penso que se cada pessoa ajudasse teríamos um mundo mais alegre, acabaríamos até com a violência em alguns países que também está relacionada com a pobreza. Os estudos mostram que a cada dia a pobreza aumenta. Como será daqui a algumas décadas?
A pobreza diminuirá quando as pessoas se consciencializarem que ela não é um problema apenas das classes baixas mas sim de todos nós.
Fico revoltada com esta situação, mas a sua solução não depende só de mim!

NUMA NOITE
Numa noite sonhei que tinha entrado numa casa assustadora. Entrei nessa casa e vi um espelho muito esquisito. Era um espelho que mandava as pessoas que tocassem nele, para outro tempo.
Entrei, e mudou tudo radicalmente, só se via dinossauros por toda a parte, uns mais estranhos do que outros.
Mas não foi só isso que mudou, a minha roupa era feita de folhas compridas.
Fui dar uma volta para ver se descobria a saída, quando dou por mim a fugir de um dinossauro carnívoro.
Corri, corri, corri, até que fiquei encurralado.
De repente a minha mãe acorda-me e explicou-me que tudo não tinha passado de um sonho.
REFLEXÃO
Não acho bem os professores se avaliarem uns aos outros, ou serem avaliados.

PENSAR
Penso muito na vida. Reclamo muitas vezes de tudo e de todos, mas por vezes páro e penso que não posso ter tudo o que desejo e que as pessoas não são perfeitas. Mas logo estas reflexões saem da minha cabeça e voltam os meus pensamentos egoístas.
Sei que tenho de agradecer por tudo o que tenho: uma vida com saúde, uma casa, uma família, comida todos os dias. Mas também uma vida onde não sei em quem posso confiar, sem amigos verdadeiros e sinceros a meu lado, sentindo-me sozinha a cada minuto, com inveja do que as outras pessoas têm.
Mas também sei que a vida que tenho, para algumas pessoas, é perfeita, pois algumas delas não têm o que comer, vestir e onde morar. Eu sou egoísta, mas também sei mais ou menos o que realmente é a vida, sabendo também que ainda tenho muito para aprender.

O QUE É A ÉTICA?
Para mim a ética é o valor fundamental do agir humano, é um compromisso com valores duradouros.

REFLEXÃO
O mal, por muito que se queira, vencerá sempre o bem, seja qual for o tipo de batalha.

Estas são algumas das reflexões feitas por alguns alunos da turma A do 7º ano na disciplina de Área de Projecto.

3 comentários:

Anónimo disse...

OS ALUNOS DO 7ºA ESTÃO DE PARABÉNS! AS REFLEXÕES ESTÃO MUITO INTERESSANTES, TRANSMITEM UM PONTO DE VISTA PESSOAL E ESTÃO BEM REDIGIDAS. CONTINUEM, QUEREMOS LER MAIS.

Hermes disse...

Obrigado João pelos tuas palavras encorajadoras.
Os alunos que lerem o teu comentário também vão ficar satisfeitos.

Anónimo disse...

PROFESSOR E 7ºA !!! E NAO 7º