segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O que são o bem e o mal? - O que significa ser responsável?


EXERCÍCIOS
O que significa ser responsável?
Ser responsável pelos nossos actos e assumir as nossas acções e responder por elas.
Até que ponto somos responsáveis pelas nossas acções?
Somos responsáveis pelas acções das quais fomos os seus autores. Mas isso não chega. Temos de ter agido de forma voluntária, consciente e intencional.
Pressupor que alguém é responsável é pressupor que essa pessoa seja livre.
Ser livre significa ter o poder de escolher entre alternativas possíveis e escolher aquela alternativa que quer realizar sem ser coagido (obrigado).

Responde à seguinte questão:
1- Será que a Olga agiu de uma forma totalmente livre? Porquê?

Se formos comandados por um chefe que nos diz o que é bem e o que é mal, não precisamos de pensar por nós próprios, não precisamos de pensar para vermos o que realmente é bem e o que realmente é mal. Ficar à espera que nos digam o que é bem e o que é mal, é deixar de pensar. O cérebro fica como morto. É como se deixássemos de ser um ser humano, porque um ser humano é um ser que pensa.
Mas se não somos nós que determinamos o que é bem e o que é mal, se deixamos a outros que nos digam isso, também nunca poderemos de certa forma ser responsabilizados pelos nossos actos. Os elementos do grupo do Ronaldo se fossem apanhados sempre poderiam dizer: “Não tivemos culpa, não somos responsáveis, foi o chefe que nos mandou fazer isso”.
Vimos então que se é responsável pelos nossos actos se agimos livremente.
Mas imagina a seguinte situação:

2- O Manuel, ao passar de noite numa rua, viu um ladrão a roubar violentamente a carteira a uma senhora idosa. O Manuel fingiu não ver e pôs-se a caminho, já que isso não lhe dizia respeito. No dia seguinte, o Manuel ouviu na rádio que uma senhora idosa, vítima de assalto tinha sido assassinada, na rua onde Manuel tinha passado na noite anterior. Poderá o Manuel ser de alguma forma responsabilizado? Porquê?

Tínhamos visto anteriormente que há frases que têm valor de verdade. Mas nem todas as frases têm valor de verdade. As frases interrogativas, exclamativas, imperativas e as promessas não têm valor de verdade.
Fecha a porta!
Será que há água em Marte?
Quem me dera passar de ano!
Promete que te devolvo o livro amanhã.
São frases que não têm valor de verdade.

Só as frases declarativas têm valor de verdade. Por exemplo, “O João é alto”.
Mas há frases declarativas que não possuem valor de verdade. O nada só come cornflakes às terças-feiras. É uma frase declarativa mas não possui valor de verdade. Em filosofia chamamos a essas frases absurdas, porque não têm sentido. Devemos evitar frases sem sentido.

3- Das seguintes frases indica as que têm valor de verdade:
a) Oliveira de Frades pertence à região de Lafões. _____________________
b) O que comeste ao pequeno-almoço? ___________________
c) Fecha a boca! ______________
d) As ideias verdes dormem furiosamente juntas. ___________________
e) Se não te calas vais para a rua. _______________
f) Que bonitas que são aquelas nuvens! __________________
g) Se estudares compro-te uma bicicleta. ___________________

Sem comentários: