sábado, 1 de novembro de 2008

MINI-FILOSOFIA


Mais filosofia no 7º A
Todos os dias vejo na televisão, ouço na rádio e leio nos jornais e nas revistas o seguinte tema “Crise a aumentar de dia para dia”. Isto é um assunto que gera muita preocupação, pois quem mais vai sofrer são os mais novos.
Sei que sou novo para falar de problemas como este, mas nunca é cedo para expressarmos as nossas opiniões e de perguntarmos uma vez mais “Onde é que isto vai parar?”.
Recordar é fácil para quem tem memória, esquecer é difícil para quem tem coração.

Às vezes é preciso parar. Às vezes é a vida que nos pára. Numa composição de um comboio, numa fila de trânsito não planeada, a falta de algo importante. Mas acontece que às vezes não nos damos conta que precisamos de parar. Parar para pensar: pensar na vida, na profissão, nos objectivos, nos sentimentos, etc. Às vezes damos conta do lugar onde nos encontramos e choramos, choramos porque sabemos que estamos errados, porque nos sentimos perdidos, ou quando estamos sozinhos longe de tudo e de todos. De vez em quando ainda temos um amigo, uma namorada, ou mesmo um psicólogo que nos ouve…mas o problema é quando não temos ninguém! Às vezes é preciso acreditar que alguém nos ouve, alguém que tenha capacidade para iluminar o nosso caminho, e nessa altura as ideias aparecem e os sentimentos de solidão desaparecem…
Uma coisa está sempre connosco – o nosso coração – e aí percebemos que estamos muito bem acompanhados, porque esta coisa maravilhosa que temos dentro de nós, ninguém a pode tirar.

A minha felicidade não depende apenas do que eu quero. Por exemplo, nem sempre me apetece estudar, mas eu sei que se estudar posso ir longe.

Nem sempre o que eu quero é bom para mim.

A minha felicidade não depende apenas de mim, também depende dos outros.

O mais forte não tem o direito de dominar o mais fraco, porque o mais forte pode ser forte apenas em algumas coisas e o mais fraco não será fraco para sempre. Quem se ri por último é que se ri melhor. Por isso o melhor é nunca andarmos a dizer que somos mais fortes ou que somos mais velhos.

O amor é complicado.

A felicidade não se compra nem se vende. Ganha-se pelo que nós somos por dentro e por fora.

Um direito é algo que temos e que deve ser respeitado.

No mundo dos animais não racionais eu acho que o mais forte tem o direito de dominar o mais fraco, porque é como uma lei o mais forte dominar o mais fraco para a sua alimentação e sobrevivência.
No mundo dos animais racionais eu acho que o mais forte não tem o direito de dominar o mais fraco porque estes têm os seus direitos e os mais fortes devem ter consciência disso.

A minha felicidade não depende apenas do que eu quero porque a minha felicidade pode ser a infelicidade de outra pessoa e é impossível ser feliz sozinho. Os amigos, familiares e namorados também têm os seus desejos e devem ser respeitados e dessa forma devemos construir uma felicidade conjunta e sincera.

Sem comentários: