domingo, 8 de março de 2009

O que são o bem e o mal? - Deve-se dizer sempre a verdade?


EXERCÍCIOS
A palavra é uma forma de te afirmares em relação aos outros e de defenderes as tuas ideias. Ela pode aliviar e ajudar a resolver problemas, mas também os cria. A palavra expõe-te ainda mais aos olhos dos outros e a verdade nem sempre é agradável de ouvir. Para evitar discussões, preferes então calar-te. Será que tens o direito de magoar os outros com as tuas palavras ou de revelar os seus segredos? Para além do mais, uma vez pronunciadas, as palavras já não têm retorno. Elas possuem um peso e um valor: dizer tudo não significa, no entanto, dizer o que quer que seja.

1- Se mentir me beneficia, então posso mentir. Concordas? Porquê?

Por vezes quando falamos pronunciamos frases que exprimem mais do que uma ideia. A esse tipo de frases designamo-lo de frase ambígua.
Por exemplo a frase “A Joana viu o Miguel com os binóculos” é ambígua. Tanto pode querer dizer que a Joana viu o Miguel ao longe, através de uns binóculos, como pode querer dizer que quando a Joana viu o Miguel este estava com uns binóculos.
Além disso há um tipo de palavras, chamadas “indexicais”, que pode dar origem a ambiguidades se não tivermos cuidado. Os indexicais são palavras como “aqui”, “ali”, “hoje”, ontem, “eu”, “tu”, etc.
Com este tipo de palavras fazemos frases como “Eu gosto de brócolos”. Como é óbvio, esta frase exprime diferentes ideias em função de quem a profere. Tanto pode querer dizer que o João gosta de brócolos, como pode querer dizer que a Clara gosta de brócolos. Consoante a pessoa que está a falar, a mesma frase pode ser verdadeira ou falsa.

2- Dá três exemplos de frases ambíguas.

Além de frases ambíguas, por vezes emitimos frases vagas. Uma frase vaga é uma frase que dá origem a casos fronteira indecidíveis. O que isso quer dizer. Vejamos um exemplo: “Muitas pessoas em Portugal não sabem ler”. É uma frase vaga. Muitas. Quantas? Dez mil? Dois milhões? É claro que no dia-a-dia as frases vagas são perfeitamente aceitáveis. Mas em filosofia é muito importante procurar ser o mais preciso possível. Se não soubermos com exactidão o que os filósofos querem dizer, não compreenderemos realmente as suas ideias. E se não compreendemos realmente as suas ideias, não as poderemos discutir.

3- Dá dois exemplos de frases vagas.

Às vezes quando falamos ou escrevemos utilizamos metáforas. O que é uma metáfora? Numa metáfora a ideia que queremos exprimir não é a ideia que estamos literalmente (realmente) a exprimir. E por isso não compreendemos o sentido de uma metáfora se não compreendemos o que se quer dizer.
Por exemplo, eu posso dizer o seguinte: “As ideias filosóficas estiveram adormecidas durante duzentos anos na Roma Antiga.” Literalmente, a minha frase não tem valor de verdade, pois as ideias não são animais que possam dormir.
Mas é claro que o que eu quero dizer é qualquer coisa como “As ideias filosóficas não foram estudadas durante duzentos anos na Roma Antiga”. Esta frase já tem valor de verdade e portanto já pode ser discutida.
Quando deparamos com uma metáfora temos de procurar saber o que o autor quer realmente dizer, pois só se soubermos isso poderemos compreender e discutir a sua ideia.
4- Dá um exemplo de uma metáfora e indica qual a ideia que queres exprimir.

Sem comentários: